A escola que formou os responsáveis pelo renascimento alemão

A escola que formou os responsáveis pelo renascimento alemão

Colégio de Gelsenkirchen abrigou diversas estrelas da seleção alemã

COMPARTILHAR

O diretor da escola Gesamtschule Berger Feld deve torcer pela seleção alemã de modo diferente dos demais torcedores da Alemanha. Isso porque a escola revelou uma dupla – além de outros atletas que serão lembrados neste texto – que é muito bem sucedida no mundo futebolístico. Estamos falando do goleiro Manuel Neuer e do meio-campista Mesut Ozil, um dos melhores garçons da atualidade.

Antes de se tornarem verdadeiros craques e vestirem a camisa de sua seleção, Ozil e Neuer já jogavam juntos na mesma escola. Não digo que estudavam juntos, pois arqueiro da Alemanha é dois anos mais velho que o meia, e ele nunca repetiu – até onde sabemos – de ano. Porém, a diferença de idade não os impediu de jogar no time da escola.

Neuer e Ozil lado a lado desde crianças (Foto: Reprodução)
Neuer e Ozil lado a lado desde crianças (Foto: Reprodução)

Coincidência ou não, a escola fica a alguns metros do centro de treinamento do Schalke 04, clube formador de Manuel Neuer e Mesut Ozil.  Neuer ficou 20 anos no Schalke 04, juntando categoria de base e profissional. Desde 1991 até 2011, quando foi contratado pelo Bayern de Munique. Neste período, chegou às categorias de base da seleção da Alemanha em 2004, para jogar pelo sub-18. Chegou à equipe principal da seleção alemã em 2009, fazendo sua estreia em 2 de julho daquele ano.

Já Ozil, juntando base e profissional, ficou quatro anos no Schalke 04, estando no mesmo time que seu velho amigo Neuer entre 2006-2008. Assim como o arqueiro, começou de baixo na Alemanha. Primeiro, defendeu a seleção no sub-18, passou pelo sub-19 e finalmente, em 2009, estreou pela equipe principal. Ganhou projeção na Copa do Mundo de 2010 com suas belas atuações, sendo contratado pelo Real Madrid-ESP no término da competição.

Então você vê… Quem diria que daqueles garotinhos da foto sairiam dois verdadeiros craques? Estes que além de craques, são amigos. Estiveram juntos no time da escola, no Schalke e na seleção da Alemanha. Atualmente, eles defendem seu país na Eurocopa 2016, realizada na França.

Sábado (2), eles terão a Itália pela frente, em confronto válido pelas quartas de final da competição. Juntos, eles podem acabar com um jejum de 20 anos sem o título da competição, conquistado pela última vez em 1996. E se depender desta dupla e dos demais companheiros, eles conseguirão, pois quebrar tabu é com esta seleção mesmo.

Quem não se lembra que há dois anos a seleção da Alemanha conquistou o tetracampeonato da Copa do Mundo em solo brasileiro? Os alemães conhecidos como durões e reservados, se mostraram carismáticos, conquistaram o povo do Nordeste e, um pouco mais tarde, no Maracanã, contra a Argentina, o mundo. E como coincidência pouca é bobagem, se prepare que tem mais.

Outros três jogadores que estão com Neuer e Ozil na seleção da Alemanha também estudaram na mesma escola e, acredite, jogaram no Schalke 04. E mais, dois destes três estiveram na conquista da Copa do Mundo em 2014. São eles: Howedes, Draxler e Sané. Howedes ainda pertence ao Schalke, então é bem provável que ele tenha sido companheiro de Neuer e Ozil. Já Draxler é mais novo, subiu ao profissional em 2011. Por fim, Sané tem 20 anos e subiu ao profissional do Schalke 04 apenas em 2014.

Podemos dizer que Gesamtschule Berger Feld tem muito a comemorar. É uma escola pública, que conta com um projeto que valoriza a prática esportiva. Não só futebol, como também judô, remo e BMX. Mas claro, o esporte que revelou Neuer e Ozil é o que tem mais destaque. Somente nos últimos dez anos, 23 jogadores que estiveram na Bundesliga – divisão de elite na Alemanha – eram ex-alunos da escola. Garotos da região que sonham em se tornar jogadores de futebol procuram pela entidade de ensino.

A escola onde tudo começou (Foto: Reprodução)
A escola onde tudo começou (Foto: Reprodução)

Quem sabe num futuro não tão próximo esta mesma escola revele novos nomes para a Alemanha? E que ela sirva de exemplo para outros países, como o Brasil, que precisa ter sua seleção reformulada e está carente de craques e ídolos.

Deixe seu comentário!

comentários