A Inglaterra virou coadjuvante na Liga dos Campeões

A Inglaterra virou coadjuvante na Liga dos Campeões

Clubes ingleses não são mais considerados favoritos ao título da principal competição europeia

COMPARTILHAR
Chelsea, o último inglês a conquistar a Liga dos Campeões (Foto: Reprodução)
Chelsea, o último inglês a conquistar a Liga dos Campeões, faturou a taça inédita em 2012 (Foto: Reprodução)

Até a formação do imbatível Barcelona de Guardiola, os clubes ingleses eram potências na Liga dos Campeões. Em determinado período (2007 e 2009), houve três equipes do país entre os semifinalistas. Hoje, o cenário é outro, e não é muito bom para Chelsea, Arsenal, Manchester United e demais conterrâneos.

O último troféu que acabou na galeria de um inglês foi o de 2012, quando o Chelsea, que nem considerado favorito era, eliminou o Barcelona na semifinal, em pleno Camp Nou, e depois venceu a disputa por pênaltis diante do Bayern de Munique, na Alemanha.

Na temporada anterior, outro clube inglês também havia chegado à decisão: o Manchester United. No entanto, os comandados de Alex Ferguson levaram um passeio do Barcelona e perderam por 3 a 1. Curiosamente, o desfecho havia sido o mesmo entre ambos os times na temporada 2008-09.

Os Blues não podem repetir campanha pífia da Premier League na Liga dos Campeões (Foto: Reprodução)
Os Blues não podem repetir campanha pífia da Premier League na Liga dos Campeões (Foto: Reprodução)

Na época, o time espanhol venceu por 2 a 0, resultado que assegurou a Guardiola sua primeira taça continental e o início de uma brilhante carreira. Na fase anterior, Arsenal e Chelsea haviam sido eliminados.

Desde então, houve seis edições da Liga dos Campeões e somente em duas (2010-11 e 2011-12), um clube inglês esteve entre os quatro melhores.

Isso é reflexo do próprio Campeonato Inglês. O Chelsea, atual campeão nacional, encontra-se na 15ª colocação – uma campanha pífia para um clube de um investimento pesado por parte do russo Abramovich.

Enquanto isso, o Manchester City faz bonito na Inglaterra. É líder, conquistou dois títulos recentemente (2011-2012 e 2013-2014) e possui uma excelente equipe, mas pipoca na competição continental. O Arsenal é o mesmo de sempre. Só entra na Liga dos Campeões para participar, pois competir está difícil.

Reformulando o elenco, Manchester tenta uma vaga nas oitavas (Foto: Reprodução)
Reformulando o elenco, Manchester tenta uma vaga nas oitavas (Foto: Reprodução)

Já o Manchester United, por sua vez, é uma das mais tradicionais equipes da Inglaterra, senão a maior delas, mas passa por um processo de reformulação do elenco e ainda está se encontrando com seu melhor futebol.

Mas não há dúvida de que o clube segue no caminho certo e em breve voltará a ser uma potência.

Por fim, o Liverpool. A equipe nunca conquistou uma Premier League, é verdade, no entanto, é pentacampeão continental, sendo o último título em 2004-05, um vice em 2006-07 e uma ida às semifinais em 2007-08. Depois, nunca mais.

Craques do City precisam fazer jus ao alto investimento (Foto: Reprodução)
Craques do City precisam fazer jus ao alto investimento (Foto: Reprodução)

Na última edição da qual participou, caiu ainda na fase de grupos. No Campeonato Inglês está longe de ser um candidato forte ao título. Quando esteve perto, sob o comando de Suárez, vacilou quando não podia e entregou o título para o City.

O cenário atual não é muito favorável aos ingleses na Liga dos Campeões. O Manchester United é více-líder do Grupo B, com uma vitória, um empate e uma derrota. Agora, terá dois jogos seguidos em casa para garantir sua vaga e ir tranquilo para a última rodada da fase de grupos, fora de casa.

No Grupo D está o Manchester City, em segundo lugar, com duas vitórias e uma derrota. O clube inglês terá uma sequência complicada na Liga. Irá encarar Sevilla e Juventus, ambos fora de casa, e depois decidir vaga contra o Borussia Monchengladbach.

Vitória suada contra o Bayern colocou Gunners na briga pela classificação (Foto: Reprodução)
Vitória suada contra o Bayern colocou Gunners na briga pela classificação (Foto: Reprodução)

O Arsenal é, sem dúvida, a equipe inglesa com a situação mais complicada. Os Gunners estão no Grupo F, aparentemente sem complicações, pois a única dificuldade seria o Bayern de Munique.

Mas os Gunners perderam na estreia para o Dinamo Zagreb-CRO, fora de casa, e em casa para o Olympiacos-GRE. Depois de vencer em casa o Bayern-ALE, o time ainda precisa de um resultado positivo na Allianz Arena e ir com tudo para cima de Dinamo e Olympiacos.

Por fim, o Chelsea. Na terceira colocação do Grupo G, mas com uma missão um tanto quanto fácil. Encara o Dinamo de Kiev-UKR em casa, o Maccabi Tel Aviv-ISR fora de casa e decide um possível primeiro lugar contra o Porto em pleno Stamford Bridge.

Hoje os fãs do bom futebol se preocupam mais com partidas de Bayern, Barcelona e Real Madrid. Os ingleses correm por fora e terão muito trabalho para retomar o posto de melhor futebol da Europa.

Deixe seu comentário!

comentários