Boca Juniors de Bianchi é o último algoz internacional do Real Madrid

Boca Juniors de Bianchi é o último algoz internacional do Real Madrid

Esquadrão xeneize foi o último a derrubar o gigante espanhol. Lá se vão 17 anos...

COMPARTILHAR

O Real Madrid confirmou na passada terça-feira (8), diante do Manchester United, sua hegemonia em decisões de nível internacional. Com a vitória por 2 a 1, no Estádio Nacional Felipe II, em Skopje, na Macedônia, pela Supercopa da Europa, o time da capital espanhola conseguiu amealhar 11 taças do referido porte em 11 finais disputadas.

Boca Juniors x Real Madrid 2000
Riquelme, observado por Figo, controla a bola no Japão (Foto: Divulgação)

Em outras palavras, já faz quase 17 anos que o Real Madrid não sabe o que é perder quando o assunto é disputa internacional de títulos.

A última equipe capaz de superá-lo nessas circunstâncias foi o Boca Juniors do Carlos Bianchi, pela extinta Copa Intercontinental, em 28 de novembro de 2000, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão.

Ganhador da Libertadores destronando em território brasileiro o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari, campeão vigente do torneio na época, o time argentino alinhava em suas fileiras nomes como Córdoba, Ibarra, Arruabarrena, Burdisso, Battaglia, Riquelme, Delgado, Schelotto e Palermo, entre outros. Um legítimo esquadrão vestido de azul e ouro que tinha sido montado anos antes e conquistaria tudo o que estava ao seu alcance.

Toyota Cup 2000
Jogadores do Boca celebram título no Estádio Nacional, em Tóquio (Foto: Divulgação)

Quem o aguardava no Japão era o Real de Vicente del Bosque, que, embora ainda não tivesse popularizado a alcunha de galácticos, era defendido por estrelas como Casillas, Hierro, Roberto Carlos, Makelele, Helguera, Figo, Morientes e Raúl, por exemplo.

Mas quem brilhou foram os sul-americanos, especialmente Palermo. Com seis minutos de bola rolando, o atacante já tinha feito dois gols. Roberto Carlos diminuiu pouco depois, em chute forte após invadir a área, só que a reação dos europeus acabou aí.

Desde aquela final, os merengues venceram quatro vezes a Liga dos Campeões e a Supercopa da Europa, duas vezes o Mundial de Clube e uma vez a Copa Intercontinental. Foram suas vítimas nessas ocasiões Atlético de Madrid e Sevilla, duas vezes cada, além de San Lorenzo, Kashima Antlers, Olimpia, Bayer Leverkusen, Feyenoord, Juventus e o já citado Manchester United. De fato, o Real Madrid é o clube a ser batido no século XXI.

Confira abaixo as decisões vencidas pelo Real Madrid:

Champions League 2001/2002: Bayer Leverkusen 1×2 Real Madrid
Copa Intercontinental 2002: Real Madrid 2×0 Olimpia
Supercopa de Europa 2002: Real Madrid 3×1 Feyenoord
Champions League 2013/2014: Real Madrid 4×1 Atlético de Madrid
Supercopa da Europa 2014: Real Madrid 2×0 Sevilla
Mundial de Clubes 2014: Real Madrid 2×0 San Lorenzo
Champions League 2015/2016: Real Madrid 1×1 Atlético de Madrid (5×3 nos pênaltis)
Supercopa da Europa 2016: Real Madrid 3×2 Sevilla
Mundial de Clubes 2016: Real Madrid 4×2 Kashima Antlers
Champions League 2016/2017: Real Madrid 4×1 Juventus
Supercopa da Europa 2017: Real Madrid 2×1 Manchester United

Ficha técnica da Copa Intercontinental de 2000:

BOCA JUNIORS 2 x 1 REAL MADRID
Data: 28/11/2000;
Local: Estádio Olímpico, Tóquio (Japão);
Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia);
Gols: Palermos aos 2′ e aos 5′, e Roberto Carlos aos 11′ do primeiro tempo;
Cartões amarelos: Helguera e Geremi (RM), Ibarra (BJ);

Real Madrid: Casillas; Geremi, Karanka, Hierro e Roberto Carlos; Makélélé (Morientes), Helguera, McManaman (Sávio) e Figo; Guti e Raúl. Técnico: Vicente del Bosque;

Boca Juniors: Córdoba; Ibarra, Bermúdez, Traverso e Mattellán; Basualdo, Serna, Riquelme e Battaglia (Burdisso); Delgado (Schelotto) e Palermo. Técnico: Carlos Bianchi.

Deixe seu comentário!

comentários