Brasileiros “orientais” não vão à Copa desde 1998

Brasileiros “orientais” não vão à Copa desde 1998

Everton Ribeiro e Diego Tardelli podem acabar com jejum na Copa de 2018, na Rússia

COMPARTILHAR

A convocação do técnico Dunga realizada na quinta-feira (5), a última antes do técnico convocar os atletas que irão disputar a Copa América no Chile, chamou a atenção por um fato curioso. Diego Tardelli foi o único jogador que atua no futebol asiático a ser chamado, com Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart fora da lista. Mais que isso, ele foi o primeiro atleta de um clube chinês a ser convocado para a seleção.

Isso chamou a atenção para um fato ainda maior: desde a Copa de 1998, disputada na França e vencida pelo país-sede, que jogadores atuantes no futebol asiático não disputam a maior competição futebolística do mundo.

Naquela ocasião, os convocados por Zagallo (“vocês vão ter que me engolir!”) foram Dunga e César Sampaio, ambos volantes e jogadores do futebol japonês. Sampaio pertencia ao Yokohama Flügels e o capitão Dunga ao tradicional Jubilo Iwata.

Dunga e César Sampaio disputaram a Copa do Mundo 1998 (Foto: Reprodução)
Dunga e César Sampaio disputaram a Copa do Mundo 1998 (Foto: Reprodução)

Desde então, sempre jogadores de clubes europeus e brasileiros foram convocados, polarizando assim o “sistema” de convocação para a seleção.

Mas a ida de Diego Tardelli, que brilhou pelo Atlético-MG nos últimos anos, ao futebol chinês, pode mudar essa história, já que o atleta, quando convocado, correspondeu às expectativas. Como quando brilhou no Superclássico das Américas contra a Argentina de Messi, marcando dois gols na decisão e dando o título ao Brasil.

Éverton Ribeiro, que foi para o Al Ahli-EAU, e Ricardo Goulart, que se transferiu para o Guangzhou Evergrande-CHI, foram personagens principais do bicampeonato brasileiro cruzeirense (2013 e 2014) e também já atuaram pela seleção brasileira.

Estes três jogadores, que eram expoentes no Brasil, podem acabar com o jejum de atletas brasileiros no futebol asiático que já foram à Copa do Mundo. A Copa América está aí, é a primeira oportunidade para mostrar serviço!

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR