Cotia e o processo de estruturação de um bem precioso- Parte 2

Cotia e o processo de estruturação de um bem precioso- Parte 2

Resultados da década mostram que trabalho contínuo está sendo bem feito nas categorias de base do São Paulo

COMPARTILHAR

Depois de mostrar os destaques e revelações do São Paulo entre 2011 e 2013 na primeira parte, a equipe do Alambrado segue com o especial sobre Cotia e as principais dificuldades enfrentadas na transição dos jovens jogadores. Os resultados seguem aparecendo. Falta utilizar em maior quantidade as promessas. Será que isso acontecerá?

2014

Pela primeira vez, era possível acompanhar uma geração formada na década disputando uma Copa São Paulo. A talentosa equipe recheada por muitos jogadores campeões da Copa do Brasil sub-17, porém, sucumbiu diante do Galo, nas quartas de final. A goleada de 5 a 1 esfriou uma campanha que se mostrava perfeita até aquele momento.

No Campeonato Paulista Sub-20, nova decepção. Queda nas oitavas de final para o Grêmio Osasco, adversário que, posteriormente, seria vice-campeão. Na Copa do Brasil da categoria, a eliminação veio nas quartas de final para o Bahia, após dois empates.

Muitos dos jogadores que encantaram pelo sub-17 em 2013 já não estavam no time. Alguns, inclusive, já tinham destaque na equipe principal, caso de Gabriel Boschilia e Lucão.

Pelo Campeonato Paulista Sub-17, mais uma vez uma ótima campanha. Até a eliminação para o Palmeiras nas semifinais, em jogos sensacionais de Gabriel Jesus, o time acumulou 19 vitórias e três derrotas.

O artilheiro são-paulino no certame foi Felype Hebert com 18 gols. Logo atrás, o ótimo David Neres com 12 tentos.

Na Copa do Brasil Sub-17, eliminação nas quartas de final para o Flamengo, em dois jogos muito parelhos. A grande partida tricolor no torneio foi diante do rival Palmeiras pelas oitavas de final.

Pelo Campeonato Paulista sub-15, a glória veio com a geração /99. O trabalho que batia na trave pôde enfim comemorar um estadual. Com o trio Augusto, William e Kiefer, o São Paulo dominou completamente o campeonato.

A força da equipe assustou demais. Foram 22 vitórias, três empates e uma derrota. Na final contra o Santos, empate fora de casa e vitória para sacramentar a ótima campanha. João Kiefer, com 14 gols marcados, foi o artilheiro são-paulino na competição.

São Paulo foi campeão paulista sub-15 2014 (Foto: Divulgação/saopaulofc.net)
São Paulo foi campeão paulista sub-15 2014 (Foto: Divulgação/saopaulofc.net)

Em janeiro, o time já havia conquistado a Copa Votorantim, diante do rival Corinthians. O trio de ataque, inclusive, já joga partidas pelo sub-17, com Augusto tendo destaque em algumas partidas do torneio.

2015

Na temporada que sequer acabou, o São Paulo já coleciona bons resultados na base. Longe da Barra Funda, Cotia respira outros ares. Na Copa São Paulo, disputada no mês de janeiro, a equipe sub-20 alcançou as semifinais e foi derrotada somente pelo campeão Corinthians. João Paulo foi o grande destaque na campanha, com sete gols marcados.

A qualidade da equipe apresentada durante as partidas chamou atenção de Muricy Ramalho. Alguns jovens subiram ao time profissional após o fim da competição. João Paulo, por exemplo, está na equipe profissional durante toda a temporada.

Pelo Campeonato Paulista Sub-20, o Tricolor está classificado para as oitavas de final. A campanha é a melhor até o momento. Na primeira fase, foram 16 vitórias, cinco empates e uma derrota. Com os 53 pontos alcançados, alcançou a liderança do grupo D.

Nas oitavas, a adversária foi a Ponte Preta. Apesar dos dois duelos complicados, o São Paulo se classificou. Nas quartas, encara o Corinthians, para quem perdeu por 3 a 1 no primeiro jogo, em São José.

Caso consiga avançar, as chances de chegar mais uma vez entre os finalistas é bem grande. Na Copa do Brasil Sub-20, o time está na mesma fase e encara o Goiás.

No Campeonato Brasileiro sub-20, a queda na primeira fase surpreendeu. Apesar da força da chave, o elenco era cotado como um dos favoritos.

A badalada equipe sub-17 não está muito atrás. Após a decepção de cair para o Vitória – campeão da competição – nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-17, a equipe se recupera no estadual.

São 27 jogos disputados até o momento, com 21 vitórias, três empates e três derrotas. Em uma equipe homogênea e com muitas opções, a artilharia é dividida. Os meio-campistas Guilherme Bissoli e Augusto marcaram, respectivamente, 18 e nove gols. Paulinho, atacante de velocidade, anotou 11 tentos.

Nas quartas de final, o Palmeiras é o próximo desafio do ótimo time.

A empolgação em torno da geração se solidificou no começo do ano. Na Al-Kass Cup, competição internacional disputada no Catar, o São Paulo atropelou diversos rivais poderosos e só parou na final diante do PSG. O atacante Paulinho e o volante/zagueiro Éder Militão foram os dois melhores tricolores do torneio.

São Paulo tem grande equipe no sub-15 (Foto: Divulgação/saopaulofc.net)
São Paulo tem grande equipe no sub-15 (Foto: Divulgação/saopaulofc.net)

A campanha no Campeonato Paulista Sub-15 é ainda mais espetacular. Dos 27 jogos disputados, são 24 vitórias, dois empates e uma derrota. O aproveitamento é, disparado, o mais alto da categoria. Brenner, com 15 gols, Hélio, com 13 gols, e Rildo, com seis gols, são os destaques da equipe.

Agora, nas quartas de final, o rival é a ótima equipe do Corinthians.

Na Copa Votorantim, a eliminação aconteceu somente nos pênaltis nas quartas de final, diante do Flamengo, campeão da competição.

Convocados para a seleção

Pela seleção brasileira, alguns jogadores são cotados para participar do sul-americano da categoria em novembro. Arthur Gazze, ótimo goleiro, é peça quase certa na competição.

Pelo Sul-americano sub-17, o lateral Caique Maria e o goleiro Carlinhos foram chamados.

Lucão foi convocado para a seleção sub-20 (Foto: Repodução/cbf.com.br)
Lucão foi convocado para a seleção sub-20 (Foto: Repodução/cbf.com.br)

Para o Mundial, que será disputado entre os meses de outubro e novembro, o São Paulo terá dois representantes: os volantes Igor Liziero e Éder Militão. Inclusive, os dois podem ser titulares da equipe.

Pela seleção sub-20, Lucas Perri e Auro foram para o Sul-americano, enquanto Boschilia e Lucão estiveram no Mundial.

O São Paulo está na fase final de todas as categorias do Campeonato Paulista: no sub-20, sub-17 e sub-15, está nas quartas de final. No sub-13 e sub-11, nas semifinais. Além de estar nas quartas de final da Copa do Brasil sub-20.

Se irá alcançar os títulos, ninguém sabe. Mas que há uma continuidade do trabalho e existem frutos sendo colhidos em maior quantidade pela excelente estrutura, isso é inegável.

Deixe seu comentário!

comentários