Na África, Aubameyang ameaça hegemonia de Yaya Touré

Na África, Aubameyang ameaça hegemonia de Yaya Touré

Atacante do Borussia Dortmund tenta vencer pela primeira vez o prêmio de Futebolista Africano do Ano

COMPARTILHAR

O volante marfinense Yaya Touré tem hoje um forte adversário na disputa pelo posto de melhor futebolista africano do ano. Ganhador das últimas quatro edições da honraria, o jogador do Manchester City-ING enfrenta pela segunda vez a concorrência do franco-gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, que defende o Borussia Dortmund-ALE.

O principal motivo que credencia o atacante de 26 anos a sonhar com a distinção é seu surpreendente início de temporada. Em 17 aparições com a camisa do clube aurinegro, ele distribuiu cinco assistências e anotou 20 gols, tendo inclusive se tornado o primeiro atleta a marcar em cada uma das oito primeiras rodadas do Campeonato Alemão.

Com 13 tentos, Aubameyang divide a artilharia do torneio nacional com o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique. A distância para o poderoso líder é de cinco pontos, mas já pode ser considerada um grande avanço, se for levado em consideração que o grupo comandado pelo técnico Jürgen Klopp flertou com o descenso na última Bundesliga.

O Borussia, entretanto, conseguiu se recuperar na reta final e se garantiu ao menos na repescagem da Liga Europa. Nas mãos do treinador Thomas Tuchel, avançou com tranquilidade para a fase de grupo e o lidera com sete pontos, à frente de Krasnodar, da Rússia, PAOK, da Grécia, e Gabala, do Azerbaijão. É um dos favoritos à taça.

Na Copa Africana de Nações 2015, Aubameyang capitaneou seu país e marcou uma única vez na vitória por 2 a 0 contra Burkina Faso, logo na estreia, em janeiro. No entanto, o Gabão foi eliminado na fase de grupos, ficando no terceiro lugar com uma vitória e duas derrotas, atrás de Congo e Guiné Equatorial e à frente apenas da Burkina Faso.

A queda precoce no certame pode ser justamente um dos fatores determinantes para a escolha do prêmio de futebolista do ano, sobretudo porque a Costa do Marfim de Yaya Touré foi campeã ao bater Gana de forma dramática na decisão por pênaltis (9 a 8).

Ademais, o volante de 32 anos também vem apresentando um bom futebol no Manchester City, que lidera o Campeonato Inglês com os mesmos 25 pontos do Arsenal e está de forma antecipada nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Habilidoso nos passes e pouco faltoso, Touré também colabora no setor ofensivo. Nesta temporada, ele fez três gols e deu cinco assistências vestindo a camisa do clube inglês.

Não por acaso, essas qualidades foram essenciais para o marfinense desbancar Seydou Keita (Mali) e André Ayew (Gana) na briga pelo prêmio em 2011; Didier Drogba (Costa do Marfim) e Alexander Song (Camarões) em 2012; John Obi Mikel (Nigéria) e Drogba em 2013; e Aubameyang e Vincent Enyeama (Nigéria) em 2014.

Agora, será que elas serão suficientes para ofuscar o brilho da estrela gabonesa e garantir a Touré seu quinto troféu consecutivo? A façanha seria inédita e o faria superar o camaronês Samuel Eto’o, que também tem quatro premiações em sua galeria. Aubameyang, por outro lado, conquistaria um feito sem precedentes para seu país.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 7 de janeiro, em Abuja, capital da Nigéria. O ganhador será decidido com base nos votos dos técnicos e dirigentes das associações nacionais filiadas à CAF. A lista com dez indicados foi divulgada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) nesta segunda-feira (2).

Os dez candidatos são:

André Ayew (Gana/Swansea);
Aymen Abdennour (Tunísia/Valencia);
Mudather El Tahir (Sudão/Al Hilal);
Mohammed Salah (Egito/Roma);
Pierre-Emerick Aubameyang (Gabão/Borussia Dortmund);
Sadio Mané (Senegal/Southampton);
Serge Aurier (Costa do Margim/Paris Saint-Germain);
Sofiane Feghouli (Argélia/Valencia);
Yacine Brahimi (Argélia/Porto);
Yaya Touré (Costa do Marfim/Manchester City).

Deixe seu comentário!

comentários