O homem de 16 gols

O homem de 16 gols

Conheça Jean Kaltack, autor de 16 gols em uma única partida de futebol

COMPARTILHAR

No último mês, um dos grandes assuntos do futebol internacional foi a goleada de Vanuatu sobre a Micronésia por impetuosos 46 a 0. Isso mesmo, não é placar de rúgbi ou futebol americano. Essa foi uma das derrotas da Micronésia nos Jogos do Pacífico 2015. Antes, reveses de 30 a 0 para o Taiti e 30 a 0 para as Ilhas Fiji.

Mais espetacular do que a maior vitória da história do futebol entre seleções, está o recorde de gols marcados por um mesmo jogador. Jean Kaltack, atacante de Vanuatu, marcou 16 gols na goleada sobre a Micronésia, batendo Archie Thompson, que em 2001 marcou 13 tentos diante de Samoa Americana, em goleada por 31 a 0.

Com os holofotes voltados para si, foi possível conhecer melhor quem é o dono de tal marca. O atleta de 20 anos é uma das principais promessas do incipiente futebol oceânico.

Promessa de Vanuatu

Centroavante de boa movimentação e ótimo faro de gol, Jean Kaltack tem boa experiência para um jogador tão novo. Após aparecer no Teouma Academy, chamou a atenção do Hekari United, um dos gigantes de Papua-Nova Guiné.

Aos 17 anos, foi importante no grande clube do país vizinho. Mesmo assim, retornou à terra de origem. Na temporada 2012-13, teve a primeira passagem no Erakor Golden Star, principal potência de Vanuatu. Por lá, jogou com o irmão Brian Kaltack. Passagem de sucesso, que o fez retornar ao Hekari.

O recordista mundial Jean Kaltack (Foto: Reprodução/nehandaradio.com)
O recordista mundial Jean Kaltack (Foto: Reprodução/nehandaradio.com)

Após mais uma temporada na Papua Nova Guiné, retornou ao Erakor Golden Star, onde foi campeão nacional mais uma vez. Simultaneamente, foi destaque por todas as seleções de Vanuatu. Desde o sub-17, onde jogou oito vezes e marcou cinco gols.

Na seleção sub-20, a média de gols aumentou. Foram nove tentos em nove partidas. Impressionante média que tende aumentar ainda mais na seleção sub-23, onde obteve o recorde de 16 gols em um jogo.

O prestígio no país é tão grande que ele já é peça importante na seleção principal. São nove gols em oito jogos. Sem dúvidas, a principal promessa do futebol do país, que tenta melhorar ainda mais no cenário mundial.

A fama já ultrapassa os limites conhecidos na própria nação. Jean Kaltack já despertou o interesse do Tafea, clube mais vitorioso do país natal. Qualidade para desenvolver um potencial craque do futebol da Oceania. Ou, quem sabe, atrair os olhares da Europa.

Deixe seu comentário!

comentários