Duas falências e quase meio século depois, SPAL regressa à elite do...

Duas falências e quase meio século depois, SPAL regressa à elite do Calcio

Refundada em 2013, equipe de Ferrara luta com o Hellas Verona pelo título da segunda divisão

COMPARTILHAR
SPAL
Jogadores celebram diante de sua torcida: o acesso veio após 49 anos (Foto: Divulgação/SpalCalcioFerrara)

Fundada originalmente em 1907, a Società Polisportiva Ars et Labor, ou simplesmente SPAL, para os mais íntimos, esteve durante 21 temporadas na categoria máxima do futebol italiano. Seu melhor resultado na elite foi o quinto lugar obtido em 1959/60, e sua última participação nela ocorreu em 1967/68. Até o vigente mês de maio.

Líder da Série B, a equipe de Ferrara garantiu o acesso à primeira divisão com uma rodada de antecedência graças à derrota do Frosinone por 2 a 1 para o Benevento, no último sábado (13), fora de casa. Assim, os homens comandados por Leonardo Semplici se aproximam do título e deixam apenas outra vaga aberta para dois concorrentes.

Com 75 pontos, agora a SPAL depende apenas de suas próprias forças para soltar o grito de campeão na próxima quinta-feira (18), quando recebe o Bari (11º). No mesmo dia, o Hellas Verona (73 pontos) visita o Cesena sonhando com a taça e tentando impedir a ameaça do Frosinone (71 pontos), que joga em casa diante do Pro Vercelli.

Em sua história, os Spallini, como são conhecidos, vivenciaram muitas complicações financeiras. Em dois momentos mais críticos, em 2005 e 2012, para ser exato, essas adversidades resultaram na falência do clube, que precisou ser refundado ambas as vezes e iniciar sua trajetória no último escalão profissional, como é de praxe no país da bota.

SPAL
Torcedores do SPAL invadem as ruas de Ferrara (Foto: Divulgação/SpalCalcioFerrara)

Em 12 julho de 2013, por pressão do prefeito de Ferrara Tiziano Tagliani, houve um acordo para que o clube já pudesse jogar a temporada 2013/14.

O que ocorreu foi a fusão da SPAL com a local Giacomense, de modo que a segunda parte adotou os marcos históricos da primeira e deu origem à SPAL 2013, presidida por Walter Mattioli.

Na atualidade, a instituição mostra nítidos sinais de crescimento e soma dois acessos consecutivos, obtidos de maneira sólida. Na campanha em curso, tem 21 vitórias, 12 empates e 8 derrotas, atrás do Perugia (7) nesse quesito. Faltando um jogo, também divide o melhor ataque com o Hellas Verona (64), sendo que Mirco Antenucci é o artilheiro da equipe com 18 gols, e possui a segunda melhor defesa (38), atrás do Spezia (24).

Agora, falta só a volta olímpica para coroar esse grande trabalho.

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é apreciador do futebol latino, do teor político-social do esporte bretão e também de seu lado histórico.