Talentos escondidos da Copa 2018: Amine Harit

Talentos escondidos da Copa 2018: Amine Harit

Jovem estrela marroquina é um dos candidatos a revelação da Copa do Mundo

COMPARTILHAR
Harit pode brilhar pelo Marrocos na Copa (Foto: Reprodução)
Harit pode brilhar pelo Marrocos na Copa (Foto: Reprodução)

No segundo dia de jogos da Copa do Mundo de 2018, a agenda reserva logo cedo a estreia da tradicional seleção uruguaia e, no última partida do dia, o clássico ibérico entre Portugal e Espanha. Ensanduichado entre esses dois jogos está o “tímido” Marrocos x Irã. Mas quem não assistir esse duelo poderá estar perdendo a estreia em Mundiais de uma jovem estrela em formação.

Já falamos aqui sobre o iraniano Serdar Azmoun, e hoje é a vez de falar de um talento do Marrocos, o meio-campista Amine Harit. Extremamente habilidoso, o garoto de 20 anos do Schalke 04 chega para a Copa com a esperança de conseguir uma vaga na segunda fase para o seu país.

Quer dizer, pelo menos para o país que ele escolheu. Assim como outros 16 companheiros de seleção, Harit não é nativo do Marrocos. Nasceu e foi criado por pais marroquinos na França, nas redondezas de Paris, e foi por lá que começou sua carreira. Uma trajetória que quase teve como destino outro esporte.

Durante a infância e a adolescência ele fez parte de uma equipe de natação, e dividiu seu tempo entre as piscinas e os campos o máximo que pôde, até que com 14 anos precisou escolher em qual dos dois esportes deveria seguir em frente. A  bola venceu.

A essa altura ele já estava nas categorias de base do Red Star Paris, depois de uma passagem de três meses pelo Paris Saint-Germain. Com 15 anos ele partiu para o Nantes, clube que o profissionalizou em 2016. Esse foi o ano em que os talentos de Harit afloraram de vez.

Convocado pela seleção francesa para a a disputa do Europeu Sub-19, ele foi um dos destaques do time que sagrou campeão de maneira arrasadora. Seus dribles em velocidade, quebrando as linhas de marcação adversárias, foram essenciais para municiar o ataque que contava com Kylian Mbappé, artilheiro do torneio.

Harit terminou a temporada 2016-17 pelo Nantes com o destino fechado para o Schalke 04. No clube azul ele manteve seu padrão de atuações, com muitas jogadas individuais criativas, mas poucos gols. Foram apenas 3 tentos anotados na última temporada, mas um deles serviu para colocar o marroquino em evidência.

No grande clássico contra o Borussia Dortmund, o Schalke perdia por 4×0 fora de casa. O vexame parecia iminente, mas um gol de Harit colocou os visitantes no jogo. No segundo tempo, ele demonstrou raça ao continuar em campo com um corte profundo na panturrilha, que chegou a rasgar seu meião, e viu o time conseguir uma reação histórica, empatando por 4×4.

No fim da temporada, Harit acabou sendo eleito a revelação da Bundesliga no ano. A ousadia para partir pra cima dos adversários independente do resultado acabou recompensada. E ele aguarda outra recompensa no verão russo, vestindo a camisa da pátria que escolheu.

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR
Jornalista, 23 anos. Amante do futebol bonito e praticante do futebol feio