A volta triunfal do Globo

A volta triunfal do Globo

Na Copa Sul-Americana, Huracán pode ganhar seu primeiro título internacional

COMPARTILHAR

O tradicional Huracán pode voltar a conquistar um título de grande expressão, em que pese a conquista da Copa Argentina no ano passado. “El Globo” como é conhecido na Argentina tem uma história rica e de muitas conquistas. Mais do que isso: respeito.

Considerado o sexto grande clube argentino, a equipe permaneceu por tempos à margem dos rivais. O fundo do poço foi amargar cinco anos na segunda divisão argentina. Período de muitas dificuldades e provações para a fanática torcida.

E se os Quemeros se orgulham da vasta história, amargar sete anos na B foram ainda piores com o título do San Lorenzo na Copa Libertadores de 2014, inédito para o rival. Vizinhos, Quemeros e Cuervos exalam rivalidade.

A torcida do Huracán é uma das mais apaixonadas da Argentina (Foto: Divulgação/clubahuraca.com.ar)
A torcida do Huracán é uma das mais apaixonadas da Argentina (Foto: Divulgação/cahuracan.com)

A busca pelo domínio da região de Parque Patricios vem desde o primeiro jogo, no dia 24 de outubro de 1915. Há cem anos, as duas equipes se enfrentam em busca da alegria produzida por uma vitória após cada clássico.

Nesta Copa Sul-Americana, “El Globo” busca seu primeiro título internacional. Desde 1973, vale lembrar, o clube não conquista o Campeonato Argentino.

Nesta temporada, os Quemeros investiram em uma equipe cascuda e experiente. Com muitos veteranos, as competições de mata-mata se tornaram mais fáceis.

Na Sul-Americana, o Huracán começou desacreditado, mas uma goleada diante do Tigre, logo na primeira fase, animou a torcida. Após passar pelo conterrâneo, fez o Sport de vítima nas oitavas de final. Empate em solo brasileiro e goleada em casa: 3 a 0.

Nas quartas de final, duelo equilibrado diante do Defensor, do Uruguai. A vitória magra como mandante, na primeira partida, garantiu a classificação.

Um ano diferente

Diante de um quadro negativo no Campeonato Argentino, em que ocupa a 24º posição, com apenas 29 pontos ganhos em 29 partidas, a alegria nos torneio de mata-mata vem prevalecendo. A péssima temporada na competição nacional não se explica apenas pelo fato de os Quemeros dividirem a atenção com a Copa Sul-americana. Porém, o torcedor deixa a parte ruim de lado e sonha em ver o time campeão continental.

Em meio aos pontos negativos, a torcida, que sofreu durante tanto tempo, comemora o fato de disputar a segunda Copa Libertadores consecutivamente. Classificada para a edição 2016, por ser o melhor argentino na Copa Sul-Americana – excetua-se o River Plate -, o Globo conclui algo inédito em sua história: duas Libertadores seguidas.

E para ter certeza que a torcida está em festa – vale lembrar que o Huracán conquistou a Supercopa Argentina neste ano, diante do poderoso River Plate -, é só acompanhar o entusiasmo dos torcedores nas partidas em casa.

A comemoração na vitória diante do River Plate, pela Copa Sul-Americana (Foto: Divulgação/cahuracan.com)
A comemoração na vitória diante do River Plate, pela Copa Sul-Americana (Foto: Divulgação/cahuracan.com)

Diante das conquistas recentes, a torcida, que deve lotar o estádio El Palácio no próximo dia 26, no jogo de volta das semifinais da Copa Sul-Americana, espera mais uma vez encher o peito e gritar “eu sou grande”.

Diante do River Plate, a vantagem adquirida no primeiro jogo, vitória por 1 a 0 no Monumental de Núñez, parece ser muito boa. No entanto, para uma torcida calejada, só mesmo o grito de campeão irá fazer extravasar 40 anos de sofrimento.

Deixe seu comentário!

comentários