Atlético Tucumán supera frustração e volta à elite argentina

Atlético Tucumán supera frustração e volta à elite argentina

Primeiro clube de futebol do noroeste argentino, "El Decano" festeja o acesso um ano após bater na trave

COMPARTILHAR
Atlético Tucumán: o Decano campeão
Após perder o acesso na prorrogação em 2014, Atlético Tucumán sagrou-se campeão da Primera B Nacional (Foto: Foto: Julio Pantoja/Télam/ema)

O sofrimento causado pela distância da elite do futebol argentino já não atormenta mais o torcedor Atlético Tucumán, que viu o tradicional clube do noroeste do país ser rebaixado há cinco anos – uma temporada após o descenso do conterrâneo San Martín, seu maior rival – e reaver a categoria nas últimas semanas.

A equipe comandada pelo técnico Juan Manuel Azconzábal, ex-jogador do “Decano”, carimbou a vaga na primeira divisão no passado 8 de novembro, em casa, ao golear o Los Andes por 5 a 0 – para o festejo incontrolável dos mais de 30 mil hinchas fanáticos que marcaram presença no Estádio Monumental José “Pepe” Fierro com faixas e bandeiras.

A celebração pelo acesso poderia ter ocorrido em dezembro de 2014, já que, na ocasião, Atlético Tucumán e Huracán protagonizaram um jogo-desempate para saber quem subiria. O tempo regulamentar acabou com um empate por 1 a 1. Na prorrogação, o “Globo”, fulminante, marcou três vezes e adiou o sonho dos tucumanos.

Desta vez, as investidas em busca de um lugar na primeira divisão resultaram em uma grande campanha do “Decano”. O time foi o que mais conquistou vitórias (24) e o que menos perdeu (5), além de ostentar o melhor ataque (69 gols marcados) e a segunda melhor defesa (31 gols sofridos), atrás apenas do vice-líder Patronato (24) nesse quesito.

Outra característica marcante do grupo de Azconzábal é a invencibilidade em seus domínios, acumulando 17 triunfos e quatro empates. Os principais goleadores foram Luis Miguel Rodríguez (17 tentos), Cristian Menéndez (10), Emanuel Molina (9) e Leandro Gonzáles (8). Outros noves jogadores converteram pelo menos uma vez.

Com a ótima campanha, o Atlético Tucumán conquista o quarto ascenso de sua história, todos como campeão da categoria em que se encontrava. E o último deles certamente foi um dos mais celebrados, pois a equipe tucumana voltou a deixar em evidência um dos principais núcleos do interior argentino.

Quem encontrou motivos de sobra para festejar foi Azconzábal, que já havia alcançado a proeza como jogador e a repetiu no comando técnico. Na noite do título, houve um desfile pelo centro da cidade que foi o berço da independência do país. A festa cortou a madrugada, incluindo provocações ao maior rival, hoje na terceira divisão.

Agora resta somente definir o segundo classificado para a elite nacional. Nas semifinais desta quinta-feira (19), o Patronato visita o Instituto, enquanto o Ferro Carril joga na condição de visitante contra o Ramón Santamarina. Os duelos de volta serão realizados no dia 25 de novembro. O acesso ficará com o vencedor do torneio reducido.

Deixe seu comentário!

comentários