Após 2015 sem novatos, Curaçao e Guiana Francesa debutam na Copa Ouro

Após 2015 sem novatos, Curaçao e Guiana Francesa debutam na Copa Ouro

Seleções garantiram vaga inédita no torneio graças ao desempenho na Copa do Caribe

COMPARTILHAR
Guiana Francesa
Em 2015, Guiana Francesa caiu diante de Honduras na repescagem para a Copa Ouro (Foto: CONCACAF)

Após ter sido disputada apenas por selecionados veteranos em sua última edição, a tradicional Copa Ouro receberá a partir de julho a presença inédita de Curaçao e Guiana Francesa. Ambos os times garantiram vaga no certame mais importante da região em virtude da semifinal alcançada por eles na Copa do Caribe 2016.

Antes delas, a última equipe nacional a debutar no evento da CONCACAF havia sido Belize, em 2013. Na época, os homens comandados pelo norte-americano Ian Mork perderam os três jogos do grupo C, para Estados Unidos (6 a 1), Costa Rica (1 a 0) e Cuba (4 a 0). Tiveram a defesa mais vazada e o segundo pior ataque, atrás do Canadá.

Curaçao
Curaçao participou do torneio quando fazia parte das hoje extintas Antilhas Holandesas (Foto: CONCACAF)

Em 2017, Curaçao vem para a disputa sob o comando técnico do holandês Remko Bicentini, que desde setembro passado ocupa o lugar do compatriota Patrick Kluivert, de quem era assistente.

Já a Guiana Francesa, por sua vez, está sendo dirigida há mais de três anos pelo local Jaïr Karam e pelo treinador adjunto Marie-Rose Carême.

Com o sorteio já definido, os guianenses enfrentam Honduras (semifinalista em 3 das últimas 4 edições), Costa Rica e Canadá, enquanto os curaçauenses medem forças com México (atual campeão), El Salvador e Jamaica (atual vice-campeão). Também jogam Estados Unidos (sede), Panamá, Martinica e Haiti ou Nicarágua (por definir).

O líder e o vice-líder de cada grupo avançam para a próxima fase, assim como os dois terceiros melhores colocados. A competição será realizada em 13 cidades, entre os dias 7 e 26 de julho. O México é o maior vencedor (10 títulos), seguido pelos EUA (5). Também já foram campeões Costa Rica (3), Canadá (2), Honduras (1), Guatemala (1) e Haiti (1).

Deixe seu comentário!

comentários