O tri-vice da União Soviética na Eurocopa

O tri-vice da União Soviética na Eurocopa

O recorde de vices da União Soviética em Eurocopas

COMPARTILHAR

A Eurocopa é o principal torneio entre seleções europeias. Desde 1960, a competição, que é disputada de quatro em quatro anos, elege o grande campeão do continente. Entre os maiores campeões, Alemanha e Espanha dominam com três títulos cada.

Porém, o que poucos se lembram é que a primeira grande campeã foi a seleção russa. Ou melhor, a União Soviética, como ainda era chamada na ocasião. Na primeira competição disputada, os soviéticos levaram a melhor na final diante da Iugoslávia. A histórica seleção da década de 1960 era muito forte e também obteve boas posições em Copas do Mundo.

Além de ser a primeira campeã, outro dado que não é muito abordado, em geral, é a capacidade de acumular vice-campeonatos dos soviéticos. Juntamente aos alemães, são os recordistas no quesito. No geral, são três vices, que não deixaram o país se destacar na tabela dos maiores vencedores.

Porém, diferentemente dos alemães, a ainda União Soviética, em um período menor, obteve o mesmo número de vices. Em 24 anos, ou seja, em seis edições, foram três vice-campeonatos. A média alta em estar no segundo lugar na premiação levanta duas linhas de pensamentos: é melhor ser vice ou sequer chegar à final de uma competição?

A União Soviética foi vice-campeã da Eurocopa 1964 (Foto: Reprodução/erojkit.com)
A União Soviética foi vice-campeã da Eurocopa 1964 (Foto: Reprodução/erojkit.com)

Se no primeiro caso, a tristeza pela perda costuma ser grande, no segundo, a impotência e os prejuízos de uma má campanha podem ser devastadores a longo prazo. Em contrapartida, o inverso pode ser verdade.

Vale lembrar ainda que a seleção da Rússia disputa a Euro neste ano, podendo aumentar o recorde. Mas antes disso, saiba como foram os três vices da seleção soviética:

Eurocopa 1964- União Soviética 1 x 2 Espanha

Com três jogadores campeões europeus em 1960, entre eles os históricos Lev Yashin e Valentin Ivanov, a União Soviética sucumbiu diante da Espanha em busca do bicampeonato europeu. Contra o rival, dos inspirados Luis Suarez e Marcelino, segurou o empate até os 39 minutos do segundo tempo, quando Marcelino fez o gol do título espanhol, em um Santiago Bernabeú completamente lotado.

Eurocopa 1972- União Soviética 0 x 3 Alemanha

Diferentemente de 1964, a final contra a Alemanha não foi equilibrada. Diante de uma esquadrão histórico, comandado por Beckenbauer e Muller, a União Soviética foi dominada e sucumbiu por 3 a 0. Nem mesmo o ótimo goleiro Yevgeniy Rudakov, que tinha média de 0.7 gols tomados em sua passagem pela seleção russa, conseguiu evitar o passeio alemão.

Eurocopa 1988- União Soviética 0 x 2 Holanda

Apesar de encarar a forte seleção holandesa, dona do único grande título da nação na história, a União Soviética era favorita pra final. Isso por conta da ótima campanha até a final, inclusive com vitória por 1 a 0 sobre a própria Holanda.

Porém, o que se viu na decisão foi um desfile técnico do trio mágico formado por Rijkaard, Van Basten e Gullit. A forte seleção soviética, a última a disputar um grande torneio com esse nome, não conseguiu o título.

Deixe seu comentário!

comentários